quinta-feira, 7 de março de 2013

#CANCELADO

No começo do ano aqui no Blog fizemos a Lista de 10 PROMESSAS PARA 2013, a 4ª Promessa falava sobre a realização do FIFOLK/MT 2013(Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso) mas ontem saiu uma triste notícia, veja!

 

 Em nota publicada na noite de ontem(06.03) na página da FEBRARP(Federação Brasileira de Artes Populares), a organização confirmou que em 2013 não haverá o Festival Internacional de Folclore de Mato Grosso(FIFOLK/MT).

A Federação suspendeu a vinda ao Brasil de grupo convidados que visitariam o país ao longo deste ano e que participariam de dois festivais no país: o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata/RS e o de Mato Grosso; Companhias da Rússia, França, Coréia do Sul, Bulgária e Senegal foram informadas para que transfiram sua viagem para o Brasil em agosto de 2014, época que deve acontecer a edição do festival.
A Organização que é prestigiada em todo país e no exterior apoiou e solidarizou-se com ambas as cidades que tiveram que cancelar devido a falta de apoio que ocorria nas localidades.

O presidente Régis Bastian em outro momento fala sobre a situação complexa que os organizadores locais de Cáceres/MT sofrem até hoje, devido aos empenhos não pagos pelo governo do estado feitos em Junho de 2012, gerando uma situação crítica para os mesmos. Ele também discursa sobre a falta de apoio nas três edições passadas e demonstra otimismo quanto ao novo Gestor do município (É o 15).
Leia o anúncio clicando aqui.



#SUGESTÕES


Apenas criticar não resolve a situação, então vou dar uma ideia para a Associação Organizadora do FIFOLK, para o prefeito Francis Maris e secretários.

À Associação, Prefeito e Secretariado:

Lanço o desafio aqui para que a associação que organiza o FIFOLK possa marcar a Edição do FIFOLK/MT 2014 entre o fim de maio e o início de junho; ou até mesmo pós a realização do FIPe da COPA já que em 2014 já se sabe que a Prefeitura de Cáceres pretende realizar nos dias 11 à 18 de junho; fechando assim, uma rota para o Turismo no Pantanal.

Nas três edições passadas vieram aproximadamente 400 estrangeiros oriundos de vários locais do planeta, que por aqui passaram e se encantaram com nossa identidade cultural, gastronomia entre outros. Escolhendo esta data automaticamente obrigaria ao novo gestor a apoiar (de fato) a realização. Isso seria uma ótima oportunidade de honrar o nome de Festival INTERNACIONAL de Pesca, certo?

Opinem e Compartilhem!

Um comentário:

  1. Sei que vocês vão cair em cima de mim por este texto. Entendam, não estou falando mal dos integrantes do gropo Chalana....Mas não havia como ter o evento, pelo menos se continuasse a ser organizado pelo senhor Tolotti. Até hoje os prestadores de serviço NÃO receberam pelos serviços prestados no ano passado e não cola a desculpa que não houve repasse. Um bom gestor se comunica não fica sem atender telefone e nem finge que nada esta acontecendo. 1° não foi avisado que só receberíamos quando houvesse o repasse 2° Tolotti não da satisfações, eu que ligo direto para a secretaria de cultura. Estou fazendo uma matéria especial sobre a situação da cultura em MT, decidi logo após o fechamento do Cine Teatro de Cuiabá, que tinha uma dívida de trezentos e poucos mil reais. Descobri tanta coisa feia e ainda estou juntando documetos mas leia no máximo na semana que vem. E vcs vão entender que dá sim para realizar eventos desde que haja transparencia. Não to acusando ninguém,mas posso garantir que Cáceres não será mais a mesma após a matéria bafonéeeeeerrima. Com seriedade, democracia cultural e menos vaidades egos inflados ainda acontecerão muitos festivais por aqui. Mas semana q vem conversamos melhor. ok?

    ResponderExcluir