segunda-feira, 4 de março de 2013

O que já se sabe!

Há dias os nossos editores estão sendo cobrados a falar sobre o 33º Festival Internacional de Pesca Esportiva que acontece em Maio. Muitos boatos, ti ti tis pela cidade e nada de oficial. Mas vamos falar aqui o que já se sabe, e um pouco do que está se ouvindo por aí. Vamos lá!?

 



No dia 26 de fevereiro, o Secretário de Meio Ambiente Turismo e também de Indústria e Comércio, Júlio Parreira concedeu uma entrevista ao Jornal Regional Difusora veiculado pela Rádio Difusora Cáceres; na oportunidade o secretário respondeu as perguntas do radialista Edmilson Tavares e de ouvintes. Tema: Ações da Secretaria Municipal de Turismo e realização do 33º FIPe. A seguir vamos falar um pouco dos assuntos que ele discorreu na entrevista.


Foto: Jornal Regional Difusora no Facebook.

Academia em Seu Bairro:
Ele comentou sobre a iniciativa de promoção de recolhimento do IPTU 2013 da gestão Francis Maris, que pretende reverter e investir 50% no bairro que fazer maior recolhimento do imposto na cidade.

Alteração da Data de Realização:
Foi uma decisão juntamente com o COMTUR(Conselho Municipal de Turismo) e CONDEMA(Conselho Meio Ambiente) dando voz e valor a comissão. E atendendo as necessidades dos que vêm expor seus produtos na cidade durante a realização do festival.

Resgaste do Torneio de Pesca:

Desde a primeira edição do festival o carro-chefe é o Torneio de Pesca; e segundo o secretário em sua entrevista esse fator está sendo deixado em segundo plano e dando espaço aos shows nacionais. O secretário Júlio na entrevista disparou a seguinte frase em defesa do torneio de pesca:
 "tem dinheiro pra isso, tem dinheiro pra aquilo, mais pro torneio, a razão do FIPE, ficou um pouquinho de lado". Ouça aqui.


Em tempo:
Hoje(04/03) a página oficial no facebook do 33ºFIPe começou com uma campanha de valorização do Festival, percebemos que o intuito desta nova gestão seja a de resgatar o brilho de festivais passados, valorizar a pesca que é o grande cargo-chefe do evento. Ótima iniciativa!

"O FIPe não se resume apenas aos shows. A parte artística é apenas um pequeno complemento de um festival que tem muito mais a oferecer.

O Festival oferece momentos únicos, que vão desde apresentações culturais, até o campeonato de pesca em várias modalidades, que é o momento máximo do FIPe.

E cá entre nós, não é muito gostosa uma boa pescaria com os amigos?" -
Via FIPe Cáceres


O que já se sabe:

Que a Banda Bonde do forró virá pro Primeiro Dia de Festival como anunciou oficialmente a página do Festival no facebook; Show oferecido pela FIEMT(Federação Indútria e Comércio de MT) em parceria com o Sesi Clube.

Shows:
O secretário relatou sobre as dificuldades que a secretaria vem passando no início da gestão, e a prioridade do prefeito Francis Maris está tomando em quitar as dívidas com servidores, fornecedores etc. Falou também sobre a possibilidade de estar cobrando ingressos populares em grandes shows nacionais. Lembrando que durante a semana que se passou ouvimos pelas ruas os nomes de Claudia Leitte e Luan Santana. O secretário fala sobre este assunto polêmico. Clique aqui e escute.


#E Agora?

É plausível a preocupação da gestão em estar valorizando o torneio de pesca que é o grande motivo pra realização anualmente do nosso maior evento. E a preocupação de "arrumar a casa" é mais que necessária, já que só através de planejamento que as coisas acontecem.
Sobre a grande polêmica de ter que contribuir/pagar ingressos populares nos show nacionais tenho conversado com muitas pessoas pela cidade e a ideia divide opiniões. Vai dar muito pano pra manga!

Alguns discursam que há 32 anos os shows sempre tiveram acesso livre a população e não seria "justo" cobrar pra trazer num evento que é tido como patrimônio da cidade. Outros apoiam a ideia e defendem que essa mudança trará para o festival um aspecto mais profissional etc. Vale lembrar que ações desse tipo já ocorrem em Chapada dos Guimarães no Festival de Inverno.


Mas eaí queremos saber sua opinião! Depois que vocês puderam ouvir toda a entrevista, queremos saber o que você acham?

 Você pode conferir na íntegra a entrevista, clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário